Competência inconciente

Certa vez estava mestrando um Coding Dojo em um workshop da empresa onde trabalho, baseado nesta apresentação, quando entramos na parte sobre atingir a competência inconsciente na programação (por exemplo, criar aplicações utilizando padrões de projeto sem perceber) e atingimos um ponto interessante na discussão:

competencias

 

Você fica realmente bom em algo, seja qualquer coisa: jogar, trabalhar, dirigir, etc. Quando passa por todos estes estágios. Para melhor explicar, vou pegar o exemplo hipotético de tocar violão.

Competência Inconsciente:
A pessoa sequer viu um violão e não sabe realmente do que estamos falando.

Incompetência consciente :
A pessoa nunca pegou o instrumento, mas o conhece, e se pegou fez com algum som com pouco ou nenhum propósito de melhoria. Realmente não tem experiência alguma nisso e sabe disso.

Competência consciente:
A pessoa sabe tocar, mas para isso tem que lembrar os acordes e notas para tocar bem, geralmente não consegue tocar e cantar ao mesmo tempo, mas é competente para tocar muito bem.

Competência Inconsciente:
A pessoa toca tão bem e para ela isto é natural, ela tem tanta experiência naquilo que o cérebro precisa fazer o mínimo de esforço necessário para realizar esta tarefa. Cantar ou conversar enquanto é natural.

Em resumo, quanto mais praticamos algo, mais naturalmente as ações básicas daquela tarefa são realizadas e menos precisamos pensar para conclui-las. Então agora você sabe que pra qualquer tarefa ou hobby, se quiser ficar bom de verdade naquilo, deve atingir a Competência Inconsciente.

Anúncios

Deixe uma resposta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s