Como você organiza suas coisas?

*Esse post é direcionado à pessoas que compartilham a arte de colecionar*

Hoje é algo trivial cada pessoa ter seu computador, ou seu tablet, ou smartphone com suas “coisas”, mesmo que seja apenas uma pasta no PC dos pais com fotos, músicas, jogos e vídeos, trabalhos, todos têm suas coisas.

Coisas que vão se acumulando com o tempo e tomando o espaço de megas, gigas… então você precisa comprar pendrives e HDs externos para mais espaço para trabalhos do colégio/faculdade, fotos de família, lazer, instaladores, etc.Ufa, tanta coisa que chega um ponto em que você abre uma pasta antiga e sente uma grande nostalgia por ver coisas tão velhas e não usuais que estão apenas “juntando mofo”, mas fica com pena de jogar fora por esperança de usar algum dia, e as vezes usa mesmo.

esse-sou-eu-h

Enfim, em algum momento você precisa organizar tudo isso, e eis que surgem as mais variadas formas de organizar (ou bagunçar ainda mais) as pastas no PC.

Como perceberam, assim como a pessoa organiza sua área de trabalho é como organizaria sua escrivaninha, que é literalmente sua área de trabalho.

Ai muita gente se pergunta: “Como separar isso tudo”

“Será que separo por tipo de arquivo, coloco todas as fotos em um lugar e todos os videos em outro, mas quando eu quiser ver fotos e vídeos do mesmo evento, como faço?”

Eu mesmo pensei muito nisso, tinha mania de manter tudo organizado e acabava criando estruturas de diretórios que acabavam por ser dificultosos de explorar.

Você sabe como funciona o cérebro de uma pessoa de acordo com a árvore de diretórios no seu computador

Para não passar vexame de usar o PC junto com um amigo e ele ver um mundo de ícones na área de trabalho, vai uma dica:

Pense como se organiza uma casa, você tem mesas de cozinha, mesa de quarto, mesa de banheiro, tem cadeiras de cozinha, cadeiras de quarto, cadeira de garagem. Por acaso alguém colocaria todas as mesas numa sala e faria a “sala das mesas”? Ou faria um cômodo da casa cheio de cadeiras?

As coisas devem ser organizadas conforme fizerem sentido. Ai que está, a maioria absoluta das coisas na área de TI são feitas de associações à coisas da vida real. Logo, se organizam coisas de acordo com seu contexto.

Se forem coisas do trabalho, imagens e fotos de lá devem ficar juntas, se há fotos e videos de algum jogo que você goste, estes devem ficar juntos, como vários arquivos de um contexto que condiz que fiquem juntos.

Em resumo você pode poupar muito trabalho frustrante e desnecessário pensando já de antemão pra que você precisa disto, não tenha medo de criar pastas e sub pastas na hora de salvar suas coisas, afinal, depois você á achara com muita mais facilidade e sem preocupação de expor algo embaraçoso ou que não queria achar procurando determinado arquivo, pois a organização estará com o tempo sincronizada com um mapa mental que você criou para ela.
Pratique uma boa organização virtual que consequentemente terá uma boa organização pessoal em várias outras áreas.
E ai, conte para nós como você gosta de organizar suas coisas?!

Anúncios

Deixe uma resposta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s