Nota

Tecnologia da Informação amplia a segurança pública

Um dos meus professores da faculdade pediu 2 laudos sobre este tema, fiz o trabalho e achei que deveria postar, a seguir o trabalho na íntegra:

Wesley Alves Lemos – 2ª fase – UNIPLAC-SI
Metodoligia Científica – Prof. Gilberto Borges de Sá
Inovações na área de Sistemas de Informação

Tecnologia é o grande pólo comercial hoje em dia, empresas como Apple e Microsoft investem cada vez mais em produtos inovadores e de qualidade dos quais abrangem uma magnífica parte da sociedade contemporânea, envolvendo todas as áreas econômicas, lazer, crescimento científico, e etc.

Com este tamanho avanço, vem a preocupação com o risco de que ele não venha a ser tão benéfico, pois assim como a praticidade, conforto e comodidade aumenta em bancos, por exemplo, os hackers e a parte maléfica do sistema está evoluindo junto, daí vem a extrema, mas não exagerada preocupação com a SEGURANÇA. Uma pessoa pode simplesmente perder tudo, se o sistema que ela depositar sua confiança não for apropriadamente seguro. Ao decorrer deste trabalho falarei da necessidade da segurança em sistemas de informação e também algumas inovações nesta área computacional.

Recentemente, na prova para a Petrobras destinada à área da informática, notou-se que grande parte das questões estava relacionada à segurança da informação. Fizeram isso para testar os conhecimentos do candidato e saber se ele tem algum conhecimento em relação à forma de como lidar com a manipulação de seus dados pessoais (ou da empresa que trabalha)  na internet. Nota-se a profunda preocupação em garantir a confiabilidade de suas preciosas informações, imagine o prejuízo se detalhes comprometedores de uma empresa deste porte vazassem pela internet.

Em uma empresa, a segurança da informação tem a ver com um conjunto de políticas, processos e métodos que devem ser empregados para que a manipulação, o transporte e o armazenamento de dados e informações seja segura e controlada, evitando que pessoas indesejadas façam uso ou tenham acesso a essa informação.

E não se trata de apenas segurança de dados, deve-se dar valor primariamente a vida, no Rio de Janeiro a “tecnologia benéfica” foi apresentada em novidades na área de segurança com produtos e serviços a 105 empresas que atendem a um mercado especifico: forças militares e policiais que lidam com segurança pública.

imageEntre essas novidades, um computador móvel, portátil que opera através de comando de voz, o aparelho inclui uma pequena tela para visualização de imagens e documentos salvos na memória do dispositivo.

imageAtravés desde computador, um agente pode saber em tempo real o que se passa numa área coberta por câmeras de segurança e assim organizar melhor uma operação. Isso é novidade no mundo todo, e acaba de chegar ao Brasil.

imageA Universidade Federal tecnológica do Paraná desenvolveu um sistema biométrico para identificação através de impressões digitais e da íris de pessoas previamente cadastradas. A tecnologia está sendo usada em seis estados brasileiros para emissão de carteiras de identidade e de habilitação e para cadastramento da população carcerária.

imageDois jovens técnicos em informática desenvolveram um robô de aço inoxidável com algumas peças de alumínio e rolamentos de borracha que opera por controle remoto em situações de alto risco. Seu principal objetivo é desarmar bombas, também pode levar um equipamento de raios-x até uma bagagem suspeita e capturar imagens da mesma. E não só isso, teve uma situação de uma pessoa com intenção de se suicidar em que ele retirou a arma da pessoa.

imageEnfim, a medida em que a tecnologia avança, deve-se cada vez mais estar preparado para combater aqueles que estão “na contra-mão da lei” sempre pensando na própria segurança e dos outros. Por esta razão investe-se cada vez mais em segurança para que possamos viver com plena confiança de que nossas informações, nossos dados e principalmente, nossas vidas, estejam muito bem protegidas.

Adaptado do Bom Dia Brasil e do A TecnoInfo.

por: Wesley

Anúncios

Deixe uma resposta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s